Fórmula infalível para criação de Headlines que vendem

Atualizado: Abr 8

Atenção à essa fórmula certeira para criação de Headlines que vendem. Desde pequeno eu aprendi com minha mãe uma frase que é, para mim, um dos melhores exemplos da sabedoria popular: “Não devemos julgar um livro pela sua capa”. E isso é muito real, em se tratando de pessoas, já que muitas vezes, a aparência dela pode esconder o que se passa em sua alma e em seu coração. Por trás de olhos sorridentes e uma aparência amável pode se esconder um serial killer, ao mesmo tempo, que uma pessoa com roupas sujas, cabelo desarrumado e a face enrugada pelos castigos do tempo podem esconder uma pessoa doce, caridosa e cheia de amor no coração.


No entanto, em se tratando de marketing digital, a “capa” precisa corresponder ao “coração” do artigo ou postagem. E estou falando aqui do título ou headline, que pode atrair ou afastar a audiência. Nas redes sociais, a concorrência pela atenção do público é brutal. Muitas vezes temos apenas pucos segundos (quando temos isso) para prender a atenção deles e isso, na maioria das vezes, é feito através da headline.


Vamos ser sinceros?


Seja sincero, quantas vezes você clicou para assistir um vídeo no Youtube apenas porque ficou curioso com o que dizia o título. Um bom título tem o poder de converter uma pessoa em frações de segundo. Da mesma forma, títulos fracos ou sem “paixão”, podem fazer com que seu público alvo passe direto pelo seu vídeo, sem sequer notá-lo.


Pesquisas mostram que as pessoas lêem mais as headlines que o próprio artigo em si, numa razão de 4 para 1. Em alguns casos, podemos ver essa proporção se elevar em muito, com pessoas que lêem 10, 15, 20 títulos de vídeos ou artigos antes de se decidir em clicar em um para consumí-lo por inteiro. E por que ele decide clicar naquele e não nos outros 19? Em sua enorme maioria, porque o título o atraiu de alguma maneira.

Muitos estudiosos buscam achar a “Fórmula infalível para criação de Headlines que vendem” e que atraia a audiência. Uma das mais utilizadas é a seguinte:


Número ou palavra acionadora + adjetivo + palavra-chave + promessa


É provado que números são chamarizes de audiência… não se sabe exatamente porque, mas as pessoas são atraídas por números. Então, colocar listas, números e estatísticas no seu título pode ter um ótimo efeito. Ou isso, ou uma “trigger word” (gatilho), que levará o usuário a desejar ver mais sobre aquilo.


Após isso, um adjetivo, qualificando o que você vai mostrar, seguido de uma palavra chave que define seu artigo e uma promessa forte (mas não extravagante demais para não parecer enganosa). Pronto… dessa forma você tem um título que vai chamar mais atenção e receber mais cliques.


Vamos a um exemplo? Criaremos agora um título seguindo essa fórmula.


Número ou palavra acionadora - Adjetivo - Palavra chave - Promessa

9 Deslumbrantes/ baratos / roteiros de viagem na Europa / por menos de 100 dólares  


Sua headline:

9 deslumbrantes e baratos roteiros de viagem pela Europa por menos de 100 dólares


Você pode ter certeza absoluta que esse título irá ter mais engajamento que um título que diga “Bons roteiros pela Europa”.


Portanto, nesse caso, posso dizer a minha mãe que posso (e devo) julgar um livro pela capa (ou pelo seu título), já que quem não aprender essa habilidade agora estará fora do mercado em pouco tempo. Essa é a era da profissionalização no marketing digital e, em um mercado profissional e competitivo, cada detalhe importa.

#Social #Trabalho #Sinergia


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